terça-feira

O Elefante Acorrentado


Photobucket


Você já observou elefante no circo?
Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais.
Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.
A estaca é só um pequeno pedaço de madeira.
E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Que mistério!!!
Por que o elefante não foge?
Perguntei a um adestrador e ele me explicou que o elefante não escapa porque está amestrado.
Fiz então a pergunta óbvia. Se está amestrado, por que o prendem?
Não houve resposta!
Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno.
Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso, naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar.
E, apesar de todo o esforço, não pôde sair.
A estaca era muito pesada para ele.
E o elefantinho tentava, tentava e nada.
Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino, ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode.
Jamais, jamais voltou a colocar à prova sua força.
Isso muitas vezes acontece conosco!
Vivemos acreditando em um montão de coisas “que não podemos ter”, “que não podemos ser”, “que não vamos conseguir”, simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos “nãos” que “a corrente da estaca” ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o “sempre foi assim”.
De vez em quando sentimos as correntes e confirmamos o estigma: “não posso”, “nunca poderei”, “é muito grande para mim!”
A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes!

Vá em frente!
Arrebente suas correntes!
Vá em direção a um novo mundo de possibilidades!



32 comentários:

Telma disse...

Nossa, muito positivo e estimulante seu texto.
Estou me sentindo poderosa.
Bjs
Telma

Penélope disse...

Bem verdade o que acontece conosco.
Aliás digo sempre que também somos animais de costumes.
Mas como é bom quebrar as correntes e ganhar o MUNDO...
Abraços

susette brazolim disse...

Amiga obrigada pela visitinha e também já estou te seguindo. Beijinhos:)

Lucy Albieri disse...

Oii retribuindo a passagem laa e ti seguindo tbm pq adoreiii viw =]
Bjinhus
www.modaxmake.blogspot.com

Viciadinha em Make disse...

Oi Sol! Tudo bem?
Que texto lindo, estava precisando ler algo assim vio...
Bjo! =)

Gisele Ferreira
www.viciadinhaemmake.com
@viciadinhamake

Stéphanie disse...

Nossa muito verdadeira essa história hein e muitas vezes acontece com nós, gostei..

beijos.

elly disse...

Muito lindo!
Parabéns pelo seu blog
ja estou te seguindo!
conheça o meu blog, tem dicas de beleza lá confira!
SORTEIO DA PÁSCOA NO BLOG http://coisasdeladdy.blogspot.com/ VALE COMPRA de R$50.00 confira.
Bjs♥

Unknown disse...

Olá, venho te convidar para a festa dos 1.000 acessos diários no blog http://conscienciaevida.blogspot.com . Hoje temos um convidado especial te esperando por lá.
Apareça, vamos comemorar juntos!
Abraços fraternos. :)

Jhennifer Cavassola disse...

Que linda mensagem!!
Eu estava precisando demais,
obrigada :)

TPM disse...

ÀS VEZES FICAMOS TÃO TEMEROSOS DO NOVO , QUE FICAMOS FRACOS E NÃO CONSEGUIMOS NOS LIVRAR DAS PEQUENAS ESTACAS DA VIDA. MAS, QUANDO A RECONHECEMOS, TEMOS QUE ARRANCÁ-LAS E SEGUIR EM FRENTE. VALEU. BJSK
TPM

Valdicéia Mendonça disse...

Lindo demais seu blog, adorei!!!
Estarei te seguindo, me segue também!
Beijokas!!!

Alessandra disse...

Olá!Estou seguindo seu blog!Gostei muito!Se quiser dar uma passadinha lá no meu!
Aproveita para participar dos sorteios!!
Abraço

Stéphanie disse...

Boa sorte no sorteio do Look Day.

Beijos.

Renata Linhares disse...

Olá, é minha primeira vez por aqui e gostei muito, tanto que já estou te seguindo.

Tem sorteio NOVO no meu blog. É o Palette Comemorativo de 15 anos da Urban Decay (linda, linda, linda) + um Primer também da Urban Decay.

Bjs!!!
http://scarpindeonca.blogspot.com/

Miss Amellie disse...

Oi linda, tudo bem? vim te convidar para participar dos sorteios em meu blog..
tá rolando 5 sorteios!

1º - 2 camisetas ou baby looks a escolha do ganhador (2 ganhadoras)
http://luckydayss.blogspot.com/2011/07/sorteio-em-parceria-com-republica-das.html

2º - 1 carteira feminina artesanal
http://luckydayss.blogspot.com/2011/07/sorteio-em-parceria-com-p-artesanatos.html

3º - 1 saia nº 36 da grife Amelie
http://luckydayss.blogspot.com/2011/07/sorteio-em-parceria-com-amelie.html

4º - 1 blusa da marca Lili Davys
http://luckydayss.blogspot.com/2011/07/sorteio-em-parceria-com-lili-davys.html

5º - 1 kit Completo Valda Friends
http://luckydayss.blogspot.com/2011/07/concorra-varios-ipads-sorteio-em.html

Sua presença é muito importante =)
Grande beijo

Unknown disse...

adorei seu texto, é ótimo ler coisas assim quando estamos desanimadas, da mais vida pra gente!!
beijos

http://www.cacau-makeup.blogspot.com/

Esperança disse...

Ama irmã,

Amo animais, fechei os olhos por um instante e também imaginei o elefantinho preso. Não pude conter minhas lágrimas. Li o texto que é maravilhoso, mas levei a reflexão para um outro contexto. Logicamente que foi a dor que os animais sofrem aprisionados por esses MONSTROS que se dizem humanos. Espero que um dia essas monstruosidades acabe, tenho esperança.
Adorei seu espaço ele é cheio de luz.

Abraços de luz e paz

Penélope disse...

Hoje estou passando apenas para lhe fazer um convite.
Estou falando do www.superlinks.blog.br que é um site agregador que vale a pena visitar, pois é mais um espaço no qual você poderá publicar seus links de matérias, pois é um site sério e com critérios bem positivos.
Espero que goste da dica.
Um grande abraço

Mirza Braga disse...

Realmente Não devemos ficar parados diante de obstáculos!!! Lindo texto, hihihi... Xegayyyyyyyy?! =P Adoro ler postagens assim!!! Ahhh quero te convidar pra dar uma passadinha no meu blog tb, tem

muita coisa nova lá e eu acabei de colocar uma postagem, além dos sorteios que tão rolando!!! Te espero lá viu?! É sempre bom

ter sua vizitinha e lyndo ver com comentério seu por lá!!!

Beijoooooooooooo da Mih!

http://mirzabraga.blogspot.com
http://facebook.com/MirzaBraga
http://twitter.com/mirzabraga

=D~

Nathália de Freitas disse...

Oi Sol! Obrigada pela visita lah no blog, seja sempre bem vinda! Agradeço pela participação no mega sorteio de aniversário do meu blog que realizei em agosto. Desculpe a demora em vir retribuir sua visita.

Tem novo sorteio de um kit Koloss rolando lah no blog!

Beeijos =*
http://nathdefreitas.blogspot.com

Gothic Owl disse...

Muito bom o texto, adorei...

Boa sorte no sorteio!

Já estou seguindo aqui.

gothicowl.blogspot.com

embuscadasorte.blogspot.com

Luma Rosa disse...

Pessoas tímidas em suas ações na vida adulta, em geral, conviveram com pessoas autoritárias em suas infâncias. Se a pessoa por si só não consegue se desvencilhar das amarras, deve procurar fazer uma análise. Nem sempre conseguimos enxergar a luz no final do túnel e precisamos de alguém para nos instruir a achhá-la. Adorei o texto, de grande sabedoria! Nunca tinha pensado na condição dos elefantes adestrados. Bom restinho de semana!! Beijus,

Anônimo disse...

Para seu amor te procurar.
Para seu amor te procurar ainda hoje apaixonado(a) e querendo ficar com você, conte 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e em seguida repita: "Bruxos e bruxinhas assim que essa simpatia eu publicar, (diga o nome da pessoa amada) vai me procurar, se desculpar, pedir para me amar e falar que precisa muito de mim, ele(a) irá me ligar agora pois está pensando loucamente em mim. E me fará a pessoa mais feliz do mundo.

Unknown disse...

perfeito!!! isso fala muito, a pura verdade!!!

Anônimo disse...

Bonito seu blog!

comprar seguidores disse...

muito bom o blog, aodrei!!

seguidores no instagram disse...

muito bom os seus post!

Jamil disse...

Excelente post.

Trabalhamos muito com crenças, e uma crença limitante age exatamente desta forma. Ficamos aprisionados por certos tipos de traumas e achamos que eles ocorrerão sempre em nossas vidas, só que não é assim, porém a crença criada pelo trauma alimenta esta expectativa de que não se pode fazer nada, apesar de se poder fazer sim.

Vanessa disse...

muito otimo esse tutorial BJO?

Sabrina disse...

Nossa muito verdadeira essa história hein e muitas vezes acontece com nós, gostei..

Rafael Vinicius disse...

Muito bom! que reflexão dá hora

Tarot online disse...

Perfeita reflexão. Obrigada!

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios